Quarta, 15 de Janeiro de 2025 09:06
93 9120-2230
Santarém Santarém

Destak realiza pesquisa inédita sobre as consequências do bullying em Santarém

De acordo com o levantamento, 64% das pessoas já foram vítimas de bullying e cancelamento

15/05/2024 12h25 Atualizada há 8 meses
Por: Iromar Cardoso
Destak realiza pesquisa inédita sobre as consequências do bullying em Santarém
A Destak Publicidade e Marketing realizou, nos dias 13 e 14 deste mês, uma pesquisa de cunho social inédita sobre o bullying e os impactos na vida dos santarenos. O levantamento apontou que 64% das pessoas já foram vítimas de bullying. A escola é um dos locais onde mais ocorre esse tipo de violência e maus-tratos. Mas o ambiente escolar não é o local exclusivo dessa prática, segundo revelaram os resultados da pesquisa. 
 
O levantamento também apontou a necessidade de ações para garantir um ambiente mais seguro e inclusivo para todos, além de destacar que é preciso envolver toda a sociedade no combate a essa prática que causa traumas irreversíveis à vida das pessoas.
 
Foram entrevistadas 600 pessoas com idade entre 16 a 59 anos, de vários setores e segmentos da sociedade, em toda a extensão do município. Do total de pessoas ouvidas no levantamento 54% era do sexo masculino e 46% do sexo feminino.
 
A maioria dos entrevistados informou que tem o ensino médio completo, o que corresponde a 47%. 
A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%. A pesquisa mostrou que 75% dos entrevistados disseram saber o que é bullying. Já outros 11% disseram não saber e 14% já ouviram falar.
 
A pesquisa Destak mostrou ainda que 64% dos entrevistados foram intimidados uma ou duas vezes por mês. 
O isolamento foi apontado por 31% das pessoas como um dos sinais para identificar possíveis situações de bullying. Outras causas são a tristeza e irritabilidade com 26%, faltas frequentes por medo de ir à escola 17%, dificuldades de aprendizagem 16%, perda de apetite 7% e a insônia 3%.
13% dos entrevistados acreditam que campanhas de conscientização na sociedade, escolas e com profissionais de educação podem ajudar a combater com maior eficácia essa prática. 
 
O levantamento é inédito em Santarém e tem como principal objetivo conscientizar a população para situações de violência causadas pelo bullying. Os dados visam ajudar a embasar campanhas e ações de prevenção à prática.
 
A pesquisa procurou identificar situações de violência e maus-tratos no ambiente escolar. A ênfase recaiu sobre o contexto em que tais situações acontecem, as motivações, os perfis dos praticantes e das vítimas, as consequências dessas situações para os envolvidos e sobre as ações dos estabelecimentos de ensino.

Clique aqui para ver o documento "PESQUISA SOBRE BULLYING EM SANTARÉM.pdf"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pesquisas
Sobre Pesquisas
Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, sede da Região Geográfica de Santarém e o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital paraense (Belém) e Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e, cultural do oeste do estado
Santarém, PB
Atualizado às 07h08
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 24°

22° Sensação
0.44 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (36.84mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/01)

Mín. 21° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias