Na campanha eleitoral de 2022, a Destak Publicidade e Marketing, produziu e divulgou diversas pesquisas de intenções de votos, medindo a opinião de eleitores de cinco regiões paraenses na escolha do presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais. A quantidade de acertos nos levantamentos feitos pela empresa santarena impressionou pela precisão nos resultados finais nas urnas.
Na campanha anterior para prefeito em 2020, a Destak também se mostrou bastante eficiente nos acertos nos levantamentos realizados em diversos municípios paraenses. A Destak foi a que mais acertou sem resultados e prognósticos em todo o Pará, na campanha eleitoral há quatro anos.
Na campanha eleitoral para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, por exemplo, a Destak impressionou com muitos acertos em seus dados. As pesquisas da empresa mostraram o favoritismo de Nélio Aguiar sobre a segunda colocada, Maria do Carmo. E na apuração, essas amostragens se confirmaram com a reeleição do prefeito.
Compare os números da pesquisa e o resultado da disputa entre Nélio Aguiar e Maria do Carmo em 2020.
No primeiro cenário, a pergunta feita ao eleitor era 'se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Santarém na eleição de 2020?'
Nélio Aguiar obteve 54% dos votos contra 30% de Maria do Carmo. Branco e nulo somaram 5% e não souberam ou não responderam foram 10%.
No cenário de segundo turno, a Destak perguntou 'qual desses dois candidatos você acredita que vai ganhar no segundo turno?'. O resultado da pesquisa foi esse:
Nélio Aguiar 63,00%
Maria do Carmo 31,00%
Branco ou nulo 2,00%
Não sabe ou não respondeu 4,00%
Maria foi a candidata mais rejeitada naquela ocasião:
Maria do Carmo 42%
Nélio Aguiar 26%
Não rejeita ninguém 18%
Não sabe ou não respondeu 14%
A apuração final da eleição no segundo turno ficou assim:
Nélio Aguiar 59,22%
Maria do Carmo 40,78%.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsas