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Destak acertou 95% das pesquisas registradas realizadas no Pará

Além de Maria e Henderson, a Destak acertou ao indicar o crescimento da candidata Celsa Brito e a queda para terceiro lugar do vereador JK do Povão

02/03/2024 02h18 Atualizada há 8 meses
Por: Iromar Cardoso
Destak acertou 95% das pesquisas registradas realizadas no Pará

O resultado do primeiro turno das eleições no Brasil não foi nada positivo para os institutos de pesquisas de opinião e de intenção de votos. A maioria errou e errou feio quando apontaram liderança com folga do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Alguns inclusive massificaram nos últimos dias, a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno. Lula só foi liderar a contagem de votos quando já estavam com pouco mais de 70% das urnas apuradas.

No dia seguinte ao resultado nas urnas no primeiro turno, choveram críticas e dúvidas quanto a credibilidade das pesquisas na campanha eleitoral. Foi um banho de água fria em quem durante todo o primeiro turno apontou o petista líder nos levantamentos de intenção de votos dos eleitores brasileiros.

Mas nem todo mundo errou. Alguns institutos e empresas especializadas na captação de dados para pesquisas eleitorais alcançaram quase 100% de acerto em suas amostragens. Foi o caso da empresa Destak Publicidade e Marketing, que desde o início do processo eleitoral no Pará, ainda durante a pré-campanha, produziu e divulgou várias pesquisas de intenções de votos, medindo a opinião de eleitores de cinco regiões paraenses.

Os pesquisadores da Destak percorreram de forma presencial 35 municípios nas regiões da Transamazônica, Xingu, PA-279, Alto Xingu, Santarém-Cuiabá, Baixo Amazonas e sudeste do Pará. Foram cerca de 36 mil entrevistadas e cada entrevista oscilando entre 10 a 13 minutos. Um trabalho que exigiu tempo, trabalho em campo e muita responsabilidade na tabulação dos dados.

A Destak acertou 95% das suas pesquisas, sobretudo em relação aos candidatos da região do Tapajós. Um exemplo, foi a última pesquisa divulgada para deputado estadual e federal à véspera da eleição de 2 de outubro, quando apontou a vitória da candidata Maria do Carmo e Henderson Pinto, respectivamente. Nesse levantamento, a Destak também cravou os nomes dos demais candidatos na ordem em que apareceram no resultado da votação.

O deputado federal eleito Henderson Pinto (MDB)

Além de Maria e Henderson, a Destak acertou ao indicar o crescimento da candidata Celsa Brito e a queda para terceiro lugar do vereador JK do Povão.

Na região de Altamira, as pesquisas da Destak também tiveram boa margem de acertos. Assim como em Oriximiná, mostrando Jr. Ferrari eleito para deputado federal.

O deputado federal eleito Júnior Ferrari (PSD)

Na região da PA-279 confirmou a votação em primeiro lugar do candidato Torrinho Torres. Em Altamira, o candidato Marquinho que sempre apareceu na frente nas pesquisas confirmou essa preferência nas urnas.

A Destak também acertou na vitória do deputado Caveira, que liderou as pesquisas em São Felix do Xingu. Eraldo Pimenta também foi mencionado em várias pesquisas sempre apontado a vitória do parlamentar que se reelegeu para mais um mandato. O mesmo se repetiu com o deputado reeleito José Priante que nas pesquisas da Destak liderou na região do Tapajós e lá saiu de fato vitorioso.

O deputado federal eleito José Priante (MDB)
O deputado federal eleito Delegado Caveira (PL)

Nas pesquisas de intenção de votos para governador, a Destak não errou nenhuma. Desde a primeira pesquisa até à última, a amostragem da Destak apontou a vitória do atual governador no primeiro turno e com larga vantagem sobre o segundo colocado. As pesquisas mostraram o alto índice de aprovação de Helder, o que se comprovou nas urnas.

O governador reeleito Helder Barbalho (MDB)

O trabalho desenvolvido pelos coletores, estatístico e pessoal de apoio foi fundamental para a credibilidade das pesquisas realizadas pela Destak. Foram muitas entrevistas, muitos dados coletas de forma transparente e honesta para no final o resultado se mostrar satisfatório para toda a equipe.

A desconfiança nos institutos de pesquisa é justificada, em alguns casos. Mas as pesquisas são menos aceitas quando o resultado não é favorável ao candidato das pessoas. Além disso, vale ressaltar que nestas eleições, o elevado número de candidatos também contribuiu para a polarização dos votos.

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