Sexta, 18 de Julho de 2025 23:42
93 9120-2230
Política Belém

Destak inicia levantamento sobre avaliação de políticos e intenções de voto na capital do Estado para 2026

A pesquisa pretende traçar um panorama completo da percepção do eleitorado belenense sobre o desempenho dos parlamentares estaduais e federais e a aprovação da gestão municipal, além de antecipar cenários para as eleições de 2026

21/05/2025 15h45
Por: Iromar Cardoso
Destak inicia levantamento sobre avaliação de políticos e intenções de voto na capital do Estado para 2026

A empresa Destak Publicidade e Marketing inicia nesta quinta-feira (21), um amplo levantamento de opinião pública junto aos eleitores da capital paraense. A pesquisa pretende traçar um panorama completo da percepção do eleitorado de Belém sobre o desempenho dos atuais parlamentares — estaduais e federais — e o nível de aprovação da administração do prefeito Igor Normando. A pesquisa também visa antecipar cenários para as eleições de 2026, tanto para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) quanto para o Congresso Nacional, além dos cargos de governador, senador e Presidente da República.

Um dos focos principais da sondagem é a gestão do prefeito Igor Normando (MDB), que assumiu o cargo em 2024. Os entrevistados serão questionados se aprovam a forma como o prefeito vem conduzindo a administração municipal, bem como se consideram que a cidade está no caminho certo ou errado.

A pesquisa também está colhendo opiniões sobre o desempenho dos deputados estaduais da Alepa e dos deputados federais da bancada paraense em Brasília.

A pesquisa irá medir a intenção de voto dos eleitores de Belém para o cargo de governador do Pará, apresentando aos entrevistados nomes que despontam como possíveis candidatos em 2026. Estão entre os nomes apresentados:

Dr. Daniel (PSB), Éder Mauro (PL), Hana Ghassan (MDB), Simão Jatene (PSDB) – ex-governador, e Marinor Pinto (PSOL).

Outro eixo do levantamento é a intenção de voto para o Senado Federal, uma das disputas mais aguardadas no estado. A pesquisa quer saber quem, entre os pré-candidatos, os eleitores de Belém desejam ver no Senado. Os nomes avaliados incluem:

Helder Barbalho (MDB), Dirceu Ten Caten, Adolfo Neto, Simão Jatene, Celso Sabino, Éder Mauro, Joaquim Passarinho, Lulu das Comunicações, Chicão, Zequinha Marinho, e Úrsula Vidal.

Embora o foco principal da pesquisa seja o cenário local e estadual, os pesquisadores também estão aferindo a preferência do eleitorado de Belém para a Presidência da República em 2026. A ideia é mapear desde já o comportamento político dos paraenses da capital em relação aos nomes que devem compor a disputa nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias