Quarta, 15 de Janeiro de 2025 09:13
93 9120-2230
Política Pespectiva municipal

Pesquisa da Destak avalia expectativa da população sobre o governo de Zé Maria Tapajós; saúde é a principal demanda dos santarenos

Para a maioria dos entrevistados, o setor da saúde deve ser prioridade do atual governo

03/01/2025 07h44 Atualizada há 2 semanas
Por: Iromar Cardoso
 José Maria recebeu a faixa de Nélio Aguiar
José Maria recebeu a faixa de Nélio Aguiar

A Destak Publicidade e Marketing divulgou nesta quinta-feira (2) os resultados da primeira pesquisa de expectativa sobre a gestão do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós (MDB), que assumiu oficialmente o cargo. O levantamento revela que 32,81% dos santarenos acreditam que a administração será ótima. Por outro lado, 28,12% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, refletindo incerteza sobre o futuro da gestão.

A pesquisa também destacou a saúde como a principal demanda da população, reforçando o desafio do governo de responder a uma das áreas mais críticas do município.

 

 

 

 

 

 

Para outros 21,88%, Zé faria uma gestão boa, enquanto 10,94% consideram que o governo será regular. Para outros 4,69%, ele terá um desempenho ruim e apenas 1,56% têm expectativas de que a gestão será péssima.

Esses dados indicam um saldo positivo para o início da administração de Tapajós, mas também refletem a necessidade de converter o otimismo inicial em ações concretas para atender às demandas da população.

O levantamento também questionou os santarenos sobre quais áreas deveriam ser priorizadas pelo novo governo. A saúde foi apontada como a principal demanda, recebendo 56,9% das respostas.

Outras áreas mencionadas incluem:

Infraestrutura: 8,9%

Planejamento: 5,5%

Educação e a necessidade de ações em "todas as áreas": 4,4% cada.

Asfaltamento, meio ambiente e agricultura: 2,9% cada.

Áreas como turismo, transporte, trânsito, segurança, cultura e emprego foram citadas por 1,4% dos entrevistados cada uma.

Os resultados da pesquisa reforçam o peso das expectativas em relação à gestão de José Maria Tapajós. O destaque para a saúde como prioridade reflete uma preocupação latente entre os santarenos, que aguardam melhorias no sistema municipal de saúde, incluindo a ampliação de atendimentos, reforma de unidades e redução de filas para consultas e procedimentos.

Para manter o otimismo registrado na pesquisa, o prefeito precisará demonstrar eficiência na execução de políticas públicas, especialmente em áreas sensíveis como saúde e infraestrutura, enquanto promove uma gestão equilibrada e transparente para atender às demandas em outras áreas.

A pesquisa Destak funciona como um termômetro para as prioridades e expectativas do povo santareno, oferecendo uma bússola para o início do novo governo municipal.

Governador Helder Barbalho segue com alta aprovação na região

Além de medir expectativas para a gestão municipal, a pesquisa também avaliou a aprovação dos governos estadual e federal. O governador

segue com bom desempenho na região. Confira os resultados:

79,69% aprovam sua forma de governar.

20,31% desaprovam.

.Lula em queda

Já o presidente Lula enfrenta uma avaliação menos favorável em Santarém:

40,62% aprovam sua gestão. 56,25% desaprovam. 3,12 % não souberam ou não responderam.


 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias