A empresa Destak Publicidade e Marketing realizou nova rodada de pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os dados apontam uma ampla vantagem do atual prefeito Márcio do Povo (MDB), que tem uma gestão bem avaliada pelos eleitores do município e surge como favorito absoluto na disputa.
O levantamento entrevistou 480 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro, e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-08367/2024.
Cenário espontâneo - No cenário espontâneo, onde os eleitores indicam suas preferências sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, o atual prefeito Márcio do Povo lidera com uma vantagem de 77% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Murilo Sousa (União Brasil) com 8%, seguido de Pretinho Cuiabano (PL) com 3% e Macapá (PSOL) com 0% dos entrevistados. Um total de 12% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
Cenário estimulado
Já no cenário estimulado, a liderança de Márcio do Povo se consolida ainda mais, alcançando 78% das intenções de voto. Murilo Sousa 9%, e Pretinho Cuiabano, 3%. Macapá teve 1%, e 9% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, a vantagem de Márcio do Povo se amplia ainda mais, atingindo 84% dos votos. Murilo Sousa alcançou 13% e Pretinho Cuiabano fecha com 3%.
Rejeição
Quando perguntados sobre qual candidato eles não votariam de forma alguma, Murilo Sousa aparece como o mais rejeitado, com 37% dos entrevistados dizendo que não votariam nele. Macapá e Pretinho Cuiabano empatam com 16%, enquanto o atual prefeito Márcio do Povo teve apenas 6% de rejeição. 25% não souberam ou não responderam.
Aprovação da gestão atual
A gestão de Márcio do Povo conta com uma ampla aprovação popular. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados aprovam sua administração, enquanto 11% a reprovam. 9% dos eleitores não souberam ou não responderam.
Voto definitivo
A pesquisa também buscou medir a firmeza dos eleitores em relação ao seu voto. 75% dos entrevistados disseram que sua intenção de voto é definitiva, enquanto 15% afirmaram que dificilmente mudariam de opinião. Apenas 7% admitiram que poderiam mudar de voto, 1% afirmou que votará em branco ou anulará, e 2% não souberam ou não responderam.
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