Uma recente pesquisa de intenções de voto realizada pela empresa Destak, no município de Xinguara, no sul do Pará, revelou um cenário favorável ao candidato do MDB Osvaldinho. Ele lidera em todos os cenários simulados. Enric Lauriano (PL), aparece em segundo lugar seguido de perto pelo atual prefeito, Dr. Moacir (UB), que disputa pela reeleição.
A coleta de dados ocorreu entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2024. Foram entrevistadas 480 pessoas de forma individual e presencial. A pesquisa possui uma margem de erro de 4,4% e um intervalo de confiança de 95%, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número 05944/2024.
No levantamento espontâneo, onde os entrevistados indicam suas preferências sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, Osvaldinho lidera com 44,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, Enric Lauriano aparece com 21,8%, empatado tecnicamente Dr. Moacir que tem 19,3%. Henrique e "Nenhum" foram mencionados por 0,9% dos entrevistados, enquanto 13,4% não souberam ou não quiseram responder.
Estimulado
Quando os nomes dos candidatos são apresentados, a liderança de Osvaldinho se mantém, com 45% das intenções de voto. Enric Lauriano aparece novamente em segundo lugar com 23%, enquanto Dr. Moacir se mantém na terceira posição com 20%. Votos brancos ou nulos representam 3% e 9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Osvaldinho amplia sua vantagem, alcançando 52% das intenções de voto. Enric Lauriano registra 26% e Dr. Moacir 22%.
Rejeição
A pesquisa também verificou a rejeição dos candidatos, questionando em qual deles os eleitores jamais votariam. Dr. Moacir lidera esse índice, com 35% de rejeição, seguido por Enric Lauriano, com 18%, e Osvaldinho, com 8%. Outros 12% optaram por branco ou nulo, 10% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, e 17% não souberam ou não quiseram opinar.
Avaliação
Em relação à gestão do atual prefeito, a desaprovação é de 56% dos entrevistados avaliando negativamente o governo de Dr. Moacir. Apenas 27% afirmaram aprovar a administração, enquanto 17% não souberam ou não quiseram responder.
Próximo prefeito
Quando questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Xinguara, independentemente de sua intenção de voto, 45% dos entrevistados apontaram Osvaldinho como o provável vencedor, seguido por Enric Lauriano com 21,5% e Dr. Moacir com 20,6%. Henrique foi mencionado por 0,5% e 12,4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Intenção de votos
A pesquisa revela que a maioria dos eleitores de Xinguara já está decidida em relação ao seu voto: 87,3% afirmaram que a intenção de voto é definitiva, enquanto 2,1% indicaram que dificilmente mudarão de opinião. Apenas 9% ainda estão suscetíveis a alterar seu voto, e 0,7% pretendem votar em branco ou anular o voto, com 0,9% não souberam ou não quiseram responder.
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 34°
Parcialmente nublado